A presença feminina em Harry Potter

j.kSe não fosse tão conhecida, assinar J.K Rowling faria a autora dos sete best-sellers da saga que conta a história do bruxo Harry Potter e seu mundo mágico, ser confundida com um homem, pois antes dela, somente os autores do sexo masculino usavam suas iniciais para se identificar (a exemplo, J. R. R. Tolkien, autor de Senhor dos Anéis).

Ontem Joanne Kathleen Rowling completou 48 anos. Ela foi uma das primeiras mulheres a escrever livros de fantasia, fugindo do padrão comédias românticas e auto-ajuda que as mulheres procuravam. Inicialmente escrevendo para crianças, ela conquistou uma legião de fãs da idade de Harry, seu personagem principal, que faz aniversário no mesmo dia que ela, e que foram acompanhando o bruxo até o final de sua história, que foi se tornando cada vez mais série e sombria até o último livro.

 Por isso J.K mantém sua popularidade e fortuna, conquistada com a venda de direitos para livros, produtos e claro, os filmes baseados em suas obras. Hoje, as crianças que há 16 anos compraram sua primeira publicação, Harry Potter e a Pedra Filosofal, compram seu livro para adultos, Morte Súbita.

J.K não só nos inspira através de sua carreira bem sucedida, como através de personagens incríveis, mulheres fortes que influenciaram a história de Harry Potter até o fim.

lilyLily Potter: Ou Lilian Potter para os fãs brasileiros, mãe de Harry, é a primeira grande mulher a influenciar a história dele. Ela deixou Harry quando bebê, morreu na frente do filho ao salvá-lo, fazendo a maldição lançada pelo vilão Lord Voldemort virar literalmente, contra o feiticeiro. Harry tornou-se a primeira pessoa a escapar da morte no mundo dos bruxos, graças a força do amor de sua mãe. Lily também era lembrada pelos professores de Hogwarts por ser uma ótima aluna.

Como todas as grandes mulheres, Harry descobre que sua mãe também tinha defeitos, deixando o amor de Severus Snape para se render aos encantos do seu pai, James Potter, o valentão da escola, que não tinha nada a ver com a personalidade da moça.

Lily não se importou com as opiniões sobre James, casou-se com ele, e ainda transformou o marido em um homem responsável e em um herói, que lutava contra as forças das trevas junto a Ordem da Fênix, onde Lily era considerada uma grande guerreira.

A paixão não correspondida de Snape resultou na proteção de Harry em seus anos dentro de Hogwarts, Snape foi corajoso o suficiente para se infiltrar entre os Comensais da Morte de Voldemort, para trabalhar para Dumbledore, e a Ordem da Fênix, tudo para vingar a morte de Lily.

hermioneHermione Granger: em muitas situações, Harry não teria escapado não fosse a inteligência da amiga Hermione Granger.

Hermione quebra os padrões de personagens protagonistas, mostrando-se inteligente e corajosa, além de destacando o valor da leitura.

Outra peculiaridade da personagem, mas que não é muito explorada nos filmes, é que Hermione é uma ativista, ela é contra o abuso dos elfos domésticos e de outras criaturas mágicas, e protesta sozinha nos corredores de Hogwarts contra esta tradição tão antiga dos bruxos de fazerem os elfos de escravos. Muitas vezes ela era encontrada distribuindo roupas para elfos, tentando liberta-los.

A amizade entre ela e Harry reforça ainda o fato de que amizade entre homem e mulheres existem sim, e que podem ser ainda mais fieis do que se imagina. Em Harry Potter e as Relíquias da MorteRon Weasley deixa Harry no meio da busca pelas Horcruxes, enquanto Hermione continua firme e forte ao lado do amigo.

ginnyGinny Weasley: Gina para os brasileiros, a irmã do melhor amigo de Harry chama sua atenção no livro Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando ele começa a perceber que Gina é muito mais do que uma menina popular da escola.

Quando J.K começou a dar indícios de que Gina seria a futura mulher de Harry, achei que era apenas um padrão, já que Harry parecia-se muito com o próprio pai, e Gina é ruiva, lembrando a mãe de Harry. Imaginei que para ele, namorar Gina era uma forma de concretizar um casal que ele não tinha memórias além de fotografias, mas que ele sonhava que existisse.

Mas, ao longo da história, Gina mostrou que era muito mais do que a imagem de uma mulher perfeita para Harry, ela é o par perfeito para ele, mesmo tendo uma personalidade diferente de sua mãe, jogando quadribol muito bem (talvez até melhor que Harry e seus irmãos) e mostrando uma força incrível.

Em A Ordem da Fênix, é possível ver as habilidades de Ginny, executando feitiços nas aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas ministradas secretamente por Harry na Sala Precisa, e na batalha no Ministério da Magia.

Apesar de Harry ter terminado com ela para afasta-la dos perigos que ele atraia, Ginny liderou ao lado de Neville Longbottom os alunos de Hogwarts preparando-os para a batalha final contra Voldemort.

minervaMinerva McGonagall: Madame Professora é o título de Minerva em Hogwarts, é uma das professoras mais confiáveis, e se Snape foi o braço direito de Dumbledore, ela era o esquerdo.

A única com capacidade de substituir o diretor no caso de sua ausência, Minerva lecionava ainda a aula mais difícil de Hogwarts, transfiguração, segundo suas próprias palavras. E quem vai ter coragem de questioná-la?

É a primeira animago apresentada na história, parece que James Potter, Sirius Black e Petter Pettigrew tiveram que prestar muita atenção nas aulas de McGonagall.

tonksNymphadora Tonks: Tonks! Chame-a de Tonks! Pois segundo ela, qualquer um preferiria ser chamado pelo segundo nome, caso tivesse uma mãe que escolhesse Nymphadora como primeiro.

Tonks seria até mais poderosa que McGonagall na arte da transfiguração, ouso dizer. Ela é uma metamorfomago, ou seja, tem a capacidade de se transformar no que quiser, como e quando quiser, sem utilizar a poção polisuco. Ela é capaz ainda de transformar a parte do corpo que quiser.

Por entre seu jeito atrapalhado e distraído, encontra-se uma guerreira muito corajosa. Ao se unir com Remus Lupin, Tonks já sabia que ele era além de muito mais velho que ela, um perigoso por ser um lobisomem. Ela não desistiu do amor dele, os dois casaram e tiveram um filho, Ted Lupin, apadrinhado por Harry. Tonks morreu em batalha, ao lado do marido.

fleurFleur Delacour Weasley: Fleur é a francesa que disputa o torneio tribruxo com Harry, Cedric Diggory e Viktor Krum.

Embora nos filmes sua história não seja bem explorada (ela de repente aparece se casando com o irmão mais velho de Ron, William (Gui), sem explicar como aconteceu esta união), Fleur tem uma garra bonita durante o torneio, e maior ainda quando decide ficar ao lado do marido (ainda noivo) quando ele é mordido por um lobisomem e tem que aceitar se transformar em um nas noites de lua cheia.

MollyWeasleyMolly Weasley: A sra. Weasley é a típica dona de casa, que teve que parar de trabalhar (ou nunca trabalhou) para cuidar dos muitos filhos, e faz isso com a destreza que supostamente é incumbida as mulheres. A vida de Molly poderia até ser criticada aqui, não fosse o quão ela é fofa e querida na série, e claro, o seu desfecho.

Quem diria que Molly Weasley, usaria a maldição da morte contra Bellatrix Lestrange? Uma das cenas mais lembradas do último livro, é Molly defendendo sua filha Ginny que lutava contra a vilã, gritando antes do Avadra Kedrava: “Minha filha não, sua vaca!”.

molly

lestrangeBellatrix Lestrange: Claro que J.K tinha que criar uma vilã incrível e maluca, para todos amarem/odiarem. Bellatrix é exemplo somente de crueldade e talvez, a fidelidade que presta, porém, para a pessoa errada. Muitos falam sobre Bellatrix ser apaixonada pelo vilão, Lord Voldemort, mas J.K Rowling nunca confirmou esta teoria.

A vilã é um show a parte na série de livros e principalmente nos filmes, sendo interpretada pela maravilhosa Helena Bonham Carter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s