Campanha CHEGA DE FIU FIU

Há algumas semanas eu estava vagando pelo twitter quando apareceu uma frase na minha tela, uma rapaz disse: “Fala ‘não me chame de gostosa’, e o texto é sobre o quão gostosa ela é”.. e depois o link do tal texto.

Para entender, cliquei. E tratava-se de uma publicação no site feminista que eu já acompanhava, o Think Olga, feita pela apresentadora da Mix Tv, Marina Santa Helena, onde ela contava as angustias que sofre desde criança, e o constrangimento que é para ela e todas as mulheres, que sofrem assédio sexual em lugares públicos.

Acontece que mesmo clicando no tal link do rapaz eu não entendi o seu argumento, primeiro que não havia descrição explicita de seu corpo, ela não estava explicando seu peso e medidas como num conto erótico, o texto não tinha a intenção de aguçar a imaginação de ninguém, não era sobre ato sexual, mas sim, sobre violência. E mesmo que esta fosse a intenção da moça, falar sobre os seus “atributos” físicos, isso daria a liberdade ao rapaz de chamá-la de gostosa? Ele achava que sim.

Assim como muitos acham que uma mulher usando shorts na rua é um convite para o ato sexual ou um pedido de elogio. E não foi só o rapaz do twitter que, mesmo lendo (suponho) o texto, não compreendeu a mensagem ali.

O site Think Olga tornou a pronunciar-se sobre o assunto, falando sobre a repercussão do texto, e os comentários obviamente machistas, de homens que achavam que o assunto era um exagero, e sugeriram até que Marina usasse uma burca se não quisesse ser assediada.

Mas este recebimento negativo inspirou algo positivo, o site Think Olga, inspirado nos comentários também positivos sobre o texto de Marina, lança agora a campanha “Chega de fiu fiu”.

Você contribui de uma forma que parece pequena mas que causa uma diferença e comoção enorme: basta enviar para o email olga@thinkolga.com, a sua história. Conte de um situação em que foi assediada, em que teve medo, onde foi reprimida, humilhada, elas serão publicadas na sessão depoimentos do site. Contando essas histórias, vamos expor o nosso lado, que nunca é considerado. E não tenha medo de ser julgada, pois por mais que cause controvérsias, ao menos o assunto agora será discutido.

Se antes aprendemos que devemos nos proteger, não andar de roupa curta ou sozinhas para não atrair atenção e olhares, agora vamos questionar porque os homens não aprendem a nos respeitar desde a infância, o que causa tanta falta de respeito em lugares públicos.

O Hoje Acordei Amélia apoia a campanha Chega de Fiu Fiu, e você?

fiufiu2
Ilustração: Gabriela Shigihara.
Anúncios

6 comentários sobre “Campanha CHEGA DE FIU FIU

  1. Que post ótimo!

    Eu também vi o tweet equivocado. Como as pessoas são surpreendentes. Não consigo começar a imaginar onde no texto da Marina ele conseguiu ler uma propaganda sobre ser gostosa. Lamentei bastante, mas fico feliz em ver que outras pessoas conseguiram tirar leituras mais positivas e inteligentes.

    Obrigada pelo apoio!
    Grande beijo,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s