Nós também não precisamos disso

Nessa semana, como em todas as outras, um link com uma “notícia” me deixou magoada e desmotivada. O Buzzfeed trazia evidências de que Beyoncé – que já foi (e sempre vai ser) pauta desse blog diversas vezes por causa da força de sua representatividade para as mulheres – usa photoshop em suas fotos divulgadas em suas mídias digitais, especialmente no Instagram.

Eu me senti solidária e novamente identificada com a Bey, que é uma mulher espetacular por dentro e por fora, e ainda assim demonstra insegurança, provando que ela é como todas nós somos. Que apesar de evidentemente gostar de si e do seu corpo, está também exposta e vulnerável a sentir necessidade de ser perfeita diante dos milhões de olhares voltados para ela. Pretty does hurt, Beyoncé.

E não é hipocrisia dela dizer isso. Todos os dias podemos sentir ou não a urgência de ficarmos bonitas. As vezes para si, as vezes aos olhos dos outros, o que a sua música especificamente critica, são os excessos, traumas e sofrimentos da busca pela perfeição.

Mas o que me magoou mesmo, e me fez “tomar as dores” da cantora a ponto de vir desabafar nesse texto, é a declaração do Buzzfeed: “Você não precisa disso, Beyoncé”.

Eu entendo que a intenção do site não foi maldosa, e que eles queriam justamente elevar a auto-estima da cantora, demonstrar que os fãs e quaisquer outros espectadores de suas fotografias a achariam linda de qualquer forma, e que ela é uma representante da aceitação pessoal, por isso não se esperaria isso dela.

Mas eu não consegui deixar de ver um problema nessa frase. E acredito que deveria ser esclarecido.

Não, a Beyoncé realmente não precisa de photoshop em suas fotos, ela é linda naturalmente. Assim como ela também não precisaria dos maravilhosos figurinos, maquiagem e cabelo perfeitos como ela utiliza nos shows, ela os usa por pura vontade.

Isso não quer dizer que todas as mulheres que curtem compartilhar fotos e selfies nas redes sociais precisam de photoshop. Não quer dizer que, eu, você, sua amiga, ou qualquer outra moça precise de photoshop só porque não parecemos a Beyoncé.

Antes de condenar a decisão da cantora (ou possivelmente da equipe de mídias digitais dela) de utilizar o photoshop, é preciso considerar o que cobram de nós, e dela mesma, mesmo quando levantamos a voz para combater essa cobrança.

Considerar também que se há a utilização desse recurso, é porque nossa voz de combate não está sendo ouvida.

yonce

Assim como Beyoncé , nós também não precisamos disso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s