O que Emma Watson está fazendo é feminismo

Achei que deveria esclarecer.

IMG_7318.PNG

A exemplo da personagem que a tornou famosa para o mundo, a bruxa Hermione Granger da saga Harry Potter, Emma Watson tem se tornado uma grande ativista. Ela é hoje mais uma das famosas que representam a luta pelos direitos iguais entre homens e mulheres.

Emma é agora embaixadora da Boa Vontade da Onu Mulheres e apoiadora da campanhia HerForShe. Com ambas as instituições ela luta social e politicamente pelos direitos das mulheres e igualdade entre os sexos. O que numa tradução literal significa que Emma Watson está fazendo feminismo.

Assim como faz Beyoncé, outra das mais recentes incentivadoras e empoderadoras do feminismo, Emma utiliza sua imagem para ser uma representante do movimento feminista em prol da igualdade de gênero, e chamar atenção para isso.

E consegue. Uma das notícias mais divulgadas desde que assumiu o posto de embaixadora é que nesta semana visitou o Uruguai no momento em que o país discute a lei da paridade política, que deve garantir que no mínimo 30% das listas eleitorais em todas as eleições no país, sejam compostas por mulheres.

Mas ao contrário de Beyoncé, que faz suas manifestações feministas de forma independente (dando liberdade a ela de até estampar a palavra num dos letreiros do seu show durante Flawless, como vimos no VMAs desse ano), Emma está associando seu nome com instituições, que lhe deu um título e já possuem por si títulos oficiais, o que acaba escondendo o nome feminismo embora signifique o mesmo.

Não que isso seja negativo e anule a luta da Emma, nem mesmo a torna menos importante e efetiva do que a de Beyoncé e de outras artistas militantes. Cada mulher deve mesmo fazer o que pode em prol do movimento.

Ela ainda não misturou isso a sua arte (embora Hermione seja uma feminista nata e Emma defenda isso) mas não duvido que logo ela aceite um papel de uma mulher que represente muitas outras, além disso, ela já se “assumiu” feminista em diversas entrevistas.

Mas então porque eu me senti na obrigação de explicar que o que Emma Watson está fazendo é feminismo?

Porque por trás de seu título e todos os nomes oficiais que ela agora representa, além de seu comparecimento a eventos políticos super formais (onde como também é um ícone da moda, muitos veículos da mídia preferiram falar sobre o que ela vestia do que sobre o que ela fazia na ocasião), acaba fazendo com que o verdadeiro nome do movimento desapareça.

Encontrei poucas notícias que usava “feminismo” como uma palavra alternativa para descrever a causa de Emma ou “feminista” para descrever a própria atriz. Muitos acabavam repetindo palavras como “luta pela igualdade entre os sexos” ou dizendo que Emma é embaixadora três vezes num parágrafo só para não usar as verdadeiras nomenclaturas.

Claro que alguns veículos fizeram o contrário e assumiram a palavra feminista até mesmo no título de suas reportagens. Mas como fã de Harry Potter, e do trabalho de Emma, acompanho fanpages e sites dedicados a ambos, e é nesse que utilizam a máscara dos nomes oficiais. Os fãs (muitos nem devem entender muito bem o que é feminismo e poderiam ter a oportunidade a partir disso) dizem que a atriz é um grande exemplo por fazer o que faz, mas será que não haveria discussão se seu cargo fosse “embaixadora feminista”? Assim como há questionamentos e até repúdio ao feminismo mais “chamativo” de Beyoncé?

Não digo que fico muito feliz com as pessoas questionando o feminismo das mulheres baseadas em estereótipos, o meu último post aqui no blog já diz isso! Mas acredito que devemos ser mais claros com relação ao que é feminismo sempre. Emma está publiamente na luta justamente para promover o movimento, mesmo (ou principalmente) como porta-voz de instituições.

Pode ser uma visão pessimista da minha parte, mas se ainda há tantas pessoas leigas sobre o feminismo, a ponto de não associar os atos de Emma com a palavra devemos então utiliza-la mesmo que haja debate.

Se houver debate, que debatamos então! Hermione Granger e Emma Watson com certeza amariam isso.

Só me resta agora dizer que como fã da atriz, também me sinto muito orgulhosa de seu trabalho e militância, e que sua representatividade FEMINISTA é muito importante para todas nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s